segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sistema

O sistema é invencível. O sistema escraviza. Faz de você um vilão, um bandido, um criminoso. Ele pode fazer de você um herói também. Para o sistema você é um número. Não, nem isso. Você é uma cifra. O sistema oprime, controla. O sistema tem você, mas você não tem o sistema. Ele te diz o que fazer, quando fazer, como fazer, mas não diz por que fazer. O sistema domina, corrompe, trai. O sistema sistematiza, automatiza, aterroriza.
Você acha que eu estou falando do Capitalismo?
Segunda, oito da manhã.
No telefone, voz feminina.
- OLÁ Telecom, bom dia, em que posso ajudá-lo?
- Alô!!
-OLÁ Telecom, bom dia, em que posso ajudá-lo?
- Oi, por favor, eu queria uma informação. Queria o nú...
- Ah, sim. Seu CPF, por favor?
- O quê?
- Seu CPF, senhor.
- Por que você quer o meu CPF?
- Desculpe senhor, mas é norma da empresa.
-Mas eu só quero o número de um telefone.
-Senhor, o senhor terá que falar mais alto. O seu telefone está com algum problema.
- Que-ro...o...nú-me-ro...de...um...te-le-fo-ne...
-Um momento.
Música
Voz masculina.
-Telecom, bom dia, em que posso ajudá-lo?
-Gostaria de uma informação, quero o nú...
-Seu CPF, senhor.
-Meu Deus! Eu só quero o número de um telefone!
-Sim, senhor. Mas veja bem, senhor, é norma da empresa e o sistema está pedindo o seu CPF, senhor.
- Tá bom...044...
- Pode repetir, senhor? Estamos com um problema na ligação.
-Sim, 044...
-Um momento enquanto eu encontro o seu cadastro.
-Que cadastro?
-Seu cadastro, senhor.
-Mas pra quê? Eu só quero o nú...
Música
-Senhor, estive verificando no sistema, e o sistema está mostrando que essa informação está bloqueada para o seu cadastro.
-Como é que é?
- Isto mesmo, senhor, o sistema está dizendo que o senhor tem uma pendência de R$5.432,99 em sua conta.
O coração bate forte. O sangue sobe, surge um certo desespero rápido, algo do tipo “Meu Deus, como vou pagar essa dívida?!”
-Mas eu nem tenho conta com vocês.
-O meu sistema está me mostrando que sim. O número 96...é seu?
-Sim. Quero dizer, não! Digo, já foi. Mas eu cancelei esse número faz muito tempo.
-Pois é, senhor. O sistema está me informando que ainda existe uma pendência nesse número.
-Meu Deus! O que é isso!? Vocês estão loucos? Isso é alguma pegadinha!
-Não, senhor. Esta é uma empresa séria e esta ligação está sendo gravada, senhor.
-Não é possível. Não estou acreditando. Como eu disse, já tive sim uma conta com vocês, mas cancelei há muito tempo.
-Pois é, senhor. São resquícios dessa conta que nunca foram quitados.
-Você deve estar enganado. Ou louco.
-Não sou eu, senhor. É o sistema. E eu não vou tolerar esse tipo de insulto.
- Não é insulto. Vocês é que estão me insultando. Transfere para a pessoa responsável.
-Senhor, não estou autorizado a transferir. Nós mesmos, resolvemos esse tipo de situação.
-Não, não. Quero falar com uma pessoa responsável!
- Sim, senhor. Vou lhe transferir para o atendimento eletrônico.
- Não, espera!!! O q...
Música
Agora, silêncio.
Preciosos e sofridos minutos depois...
Cai a ligação.
A segunda-feira começa com ódio e intolerância.
“Quem eles pensam que são? Que história é essa? E ainda cai a ligação! Que absurdo! Vou ligar de novo.”
-...digite 9 se você quer falar com um de nossos consultores.
- clic
-nove.
Silêncio.
Música.
Voz feminina.
- OLÁ Telecom, bom dia, em que posso ajudá-lo?
- Eu liguei agora, mas caiu a ligação.
-Sim, senhor. Em que posso ajudá-lo?
- Eu liguei agora pedindo o número de um telefone, mas vocês me informaram que tem uma pendência com o meu CPF. A moça me informou que há um débito gigante no meu cadastro.
-Sim, senhor. Um momento, senhor.
Música.
-Senhor.
-Sim?
- Seu CPF?
-044...
-Um momento enquanto o sistema localiza o seu cadastro.
Música.
Silêncio.
Mais música.
-Senhor.
-Sim.
-O sistema está me dizendo que não há débito algum em seu CPF.
-Como assim?
-Isso mesmo, senhor. Verifiquei seu CPF e o sistema não encontrou débito.
Alívio.
-Pelo contrário, senhor.
-Desculpe?
-Estou verificando no sistema, e estou vendo que há um crédito em seu nome. Um aparelho tecnologia 100% nova. Disponível para o senhor em qualquer loja da OLÁ Telecom.
-Sério?
-Sim, senhor.
Do ódio, passando pelo alívio, chegando ao otimismo.
-O senhor só precisa comparecer em qualquer loja da OLÁ Telecom e retirar seu aparelho novinho.
-Opa!!! Que coisa boa!
Agora felicidade.
-Mas espera um pouco. Eu não tenho uma conta com vocês.
-Mas isso é muito fácil de resolver senhor. Só preciso do seu CPF.
-Tá bom. 044...

Nenhum comentário:

Postar um comentário