quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SISTEMA 2

Hoje ela não vai trabalhar... Ou vai?
Acordou com dificuldades às seis e meia por causa de um certo despertador na mesa de cabeceira. Olhou pela janela, o sol já dizendo, “oi, hoje vou torrar vocês”, o dia dava sinais de ser maravilhoso. Enfiou a cabeça no travesseiro, desanimada. Ativou a função soneca, o que lhe daria preciosos nove minutos a mais de sono.
A praia deve estar ótima, pensou. O que aconteceria se eu não fosse trabalhar hoje? Não, não. Não dá, nunca faltei ao serviço. Já estou na empresa há quase dez anos. As pessoas precisam de mim lá. Meus colegas, meus clientes, meu chefe. Precisam de mim. Não posso deixá-los na mão.
Se bem que, com esse sol, a praia com certeza está ótima. Os surfistas, lindos, corpos perfeitos. Ái! Estou precisando fazer uma dieta. Já sei, ano que vem faço uma lipo. É isso, vou à praia. Não vou trabalhar. Mas antes preciso passar no shopping e comprar um biquíni.
Ai meu Deus! Não posso ir à praia. Tenho uma ligação complicada para fazer no escritório. Preciso visitar um cliente importante. Só eu posso fazer essa venda.
Bom, minha comissão é baixa. Estou indo muito bem nas vendas, modéstia a parte. Vendi muito bem mês passado. Se deixar de vender alguma coisa hoje, não vou ter problema, ninguém vai morrer se eu não for trabalhar um dia.
Gente, o que eu estou pensando?! Não posso fazer isso. Tenho responsabilidades, pessoas dependem de mim. O que vou dizer? “Chefe, não vim trabalhar ontem porque a praia estava linda e eu tive que ir.” Não dá. Não posso fazer isso assim. Não assim.
Ah, posso ligar e dizer que estou me sentindo mal. Vou ficar em casa, deitada, não estou bem. Vomitando, febre, indisposição. Não tenho condições. Pronto. Praia, aí vou eu!
Essa não! Nunca menti pro meu chefe. A única vez que fiquei doente foi pra valer. Eu estava no serviço, tive um mal súbito e tive que ser levada pro hospital. Foi horrível. Todo mundo ficou me olhando. Odeio chamar a atenção. Não quero as pessoas falando de mim. O que vão dizer? Vão espalhar fofocas a meu respeito. Dizer que matei o serviço, que sou relapsa, que sempre faço isso, que deixo as pessoas na mão. Não tem jeito. Vou colocar o uniforme.
Sete horas.
Essa não! O que eu faço? Já está na hora. Preciso decidir. Ou me arrumo pro serviço, ou tenho que ligar para a empresa. Aí que dúvida! Nove horas de praia ou nove horas de escritório?
Toca o telefone.
-Alô.
-Oi, tudo bem? Precisamos que você venha pro escritório mais cedo hoje, é possível? O chefe está doente e não veio trabalhar. Precisamos que você assuma o escritório hoje.
Todos os pensamentos possíveis passam por sua cabeça. “Só pode ser intervenção divina! Eles precisam de mim. Estou indo.”
-Hum.
Espera aí. Estou na empresa há quase dez anos. Nunca ganhei um aumento. Sempre que o chefe falta, eu assumo seu lugar. Mas eu mesmo nunca faltei. Sempre faço hora extra, sempre me mandam fazer coisas que eu não sou paga para fazer e faço, sem problemas. Não pode ser assim! Não vai ser assim desta vez.
-O escritório vai pegar fogo hoje. As vendas vão decolar.
-Só um momento.
Estou querendo comprar meu carro já faz tempo. Preciso de dinheiro. Vamos vender! Vou pro escritório.
-Ah tá. Sim, só um minuto.
-Não demora, precisamos de você.
Por outro lado, dinheiro nenhum no mundo paga uma folga como essa, num dia de semana. Sol, praia, surfistas, água de coco, mar, praia, surfistas... Aahhhhhhhh!
-Não posso ir trabalhar hoje!
-O quê?!
-Não posso ir trabalhar hoje. Acordei muito mal, vomitando, febre. Acho que estou com dengue.
-Sério?!
-Sim, estou mal.
-Nossa! Que coisa! Bom, então, melhoras. Vai se cuidar. Ver um médico.
-Obrigada. Amanhã, espero estar de volta.
Estava feito.
Foi à praia.
Umas duas horas depois, na praia:
Ai que dia! Que praia, que tudo!
Estendeu sua toalha na areia e sentou. Tirou o bronzeador da bolsa.
Espera aí! Quem é aquele saindo da água. Está vindo pra cá. Não pode ser!
-Oi!
-Oi chefe! Que coisa...você por aqui?
-Ah sim. Você também está “doente”?
Pronto, agora sim, sou demitida. Por justa causa. E na praia.
-Ai, chefe. Não sei o que dizer. Sei que cometi um erro. Disse pro pessoal do escritório que estava doente e vim para cá. Desculpa, o dia está realmente lindo e eu nunca faltei um dia de trabalho sequer. Não aguentei. Não resisti à tentação.
-Deixa disso. Não tem problema. Também estou “doente”. Não aguentaria aquele escritório num dia como hoje. Acho que teria um ataque dos nervos. Venha, vamos sentar e tomar uma água de côco, e depois tomar um banho de mar. Amanhã conversamos sobre trabalho.
No dia seguinte.
-Bom dia, chefe.
-Bom dia! Como foi a praia?
Risos.
-Não fala assim, chefe. As pessoas podem ouvir.
-Não tem problema. Você está demitida mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário